top of page

dermatologia clínica

acne.jpg

Acne

A acne é uma desordem crônica

da pele, comum em adolescentes, caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face. A acne pode ser classificada genericamente em “acne primária” (vulgar) ou “secundária” (hormonal, cosmética, escoriada, solar). No primeiro caso (acne vulgar), trata-se da acne de adolescentes e adultos jovens em que a predisposição genética, estimulada pelo início da produção hormonal, favorece o desenvolvimento das lesões clínicas. No caso da acne secundária, ocorre um processo mais específico, em que determinado elemento, como um corticosteróide ou sol, pode ser

o fator causal.

dermatiteatopica.jpg

Dermatite Atópica

A dermatite atópica (DA) é uma doença de pele, crônica, inflamatória, que afeta pacientes cujas idades vão de neonatos (bebê) à idade adulta. Causas da DA, ainda não está totalmente definida; crianças com histórico de outras alergias como rinite, asma, sinusite, há maior chance de desenvolvimento das lesões;

A maioria dos tratamentos envolvem pomadas, cremes de corticóides,

anti hístaminicos via oral,  costicosteroides via oral, e muita hidratação (emolientes, cremes);

e outros tratamentos como fototerapia, entre outros.

melasma.jpg

Melasma

O melasma é um tipo de mancha adquirida caracterizada por cor acastanhada localizadas principalmente no rosto. A causa

do melasma é desconhecida estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormonais (exemplo: gestação) e ambientais como a radiação ultravioleta (sol). É fundamental que a paciente com melasma proteja a pele do sol, porém o filtro solar tem que obedecer certas características específicas. Tratamento com uso de ácidos clareadores, peelings, microagulhamento, entre outros. 

alopecia.png

Alopécia Androgenética

A calvície é um afinamento progressivo dos fios na região fronto parietal, causado por tendência genética e a ação do hormônio

di-hidrotestosterona no cabelo.

A calvície, propriamente dita, não provoca queda de cabelo, mas sim afinamento progressivo, levando

a atrofia da raiz e desaparecimento do fio. Mulheres com hormônios masculinos aumentados, devido

a ovário policístico ou tumores do ovário e adrenal, apresentar sintomas da alopecia androgenética, porém, quando essas alterações forem tratadas, podemos ter reversão

do quadro.

rosacea.jpg

Rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória que se caracteriza por deixar a pele vermelha e com lesões que lembram espinhas espalhadas principalmente na face. A causa da rosácea ainda não está esclarecida, mas sabemos que os vasos superficiais da face estão comprometidos e dilatados. Estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários

e ambientais. Alguns destes fatores incluem: alimentos quentes ou bebidas, alimentos picantes, álcool, temperaturas extremas, exposição ao sol, estresse, raiva ou vergonha, exercício físico extenuante, banhos quentes ou saunas, entre outros.

cancer  de pele.png

Câncer de pele

Câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer, logo existem diversos tipos

de câncer de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC),

os carcinomas espinocelulares (CEC)

e o melanoma cutâneo, mais perigoso dos tumores de pele. O principal fator de risco no desenvolvimento de câncer de pele é a exposição solar.

Queimaduras solares que geram bolhas, também são fatores de risco no desenvolvimento de câncer de pele.

foliculite.jpg

Foliculite

Uma infecção causada por bactérias e que visualmente se manifesta em forma de bolinhas vermelhas ou com pus, semelhante à acne.

Fatores que podem piorar o quadro: roupas apertadas e abafadas, calor local, intervalo prolongado entre um banho e outro, excesso de oleosidade na pele, deficiência na imunidade. O tratamento é feito basicamente com antibióticos via oral ou em cremes, além das medidas de prevenção.

herpes.jpg

Herpes

O herpes é uma doença infecciosa que ocorre por causa viral.

O herpes pode ser dividido em herpes zoster causado pelo vírus da varicela zoster ou pelo vírus herpes simples tipo 1 e 2. Após a infecção primária o vírus permanece em latência ("dormindo"). No caso da infecção pelo vírus varicela zoster o mesmo só ocorre em pessoas que já tiveram um contato com o vírus e desenvolveram a catapora.

O comprometimento do herpes zoster é bastante grave e em indivíduos idosos chama a atenção de um quadro de imunossupressão.

dermatite.jpg

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença de pele frequente, não contagiosa, que costuma acometer áreas mais úmidas e gordurosas da pele, como o couro cabeludo, face

(nariz e sobrancelhas) e dobras (axilas). O calor, umidade, uso de roupas sintéticas (lã, flanela, lycra, seda) favorecem o desenvolvimento da dermatite seborreica. Seu tratamento consiste uso de medicamentos tópicos e em alguns casos mais resistentes por via oral.

quedadecabelo.jpg

Queda de cabelo

É uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos. O eflúvio se divide em dois tipos: agudo e crônico.  

Eflúvio telógeno agudo: sua causa está associada a algum evento que aconteceu três meses antes do início da queda. Os eventos mais associados à queda são: pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, pneumonia, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica. 

Eflúvio telógeno crônico: a fase na qual os fios caem muito, se assemelha à versão aguda. Porém, em longo prazo, é diferente.

O cabelo fica mais curto e com o “rabo de cavalo” mais fino. O problema nem sempre tem causa definida, mas sabe-se que está associado a doenças autoimunes, dentre elas, a mais comum é a tireoidite de Hashimoto.

unhas.jpg

Unhas

As unhas, até mais do que a própria pele, são termômetros do que está ocorrendo no organismo humano. Isto ocorre porque as unhas crescem continuamente e recebem estímulos hormonais diversos ou até mesmo alterações nutricionais, podendo interromper seu crescimento ou apresentar alterações de estrutura.

Embora a mais comum dos pacientes em consultório dermatológico são sinais e sintomas causados por fungos (micoses) outras doenças  podem estar relacionadas na queixa de unhas frágeis (quebradiças) ou unhas que descamam 

(cardio-respiratórias, vasculares

e doenças dermatológicas:

psoríase, liquen plano etc.).

psoriase.jpg

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica até o momento da medicina sem cura, com períodos de melhora e piora.

As lesões são placas vermelhas descamativas, distribuídas no corpo geralmente cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Não se sabe ainda ao certo a causa da doença; fatores como dislipdemia, genética, ambiental, emocional podem estar envolvidos

no aparecimento da doença.

A doença é controlada com tratamentos específicos com drogas indicadas pelo médico dermatologista. Cada caso é um caso.

verrugas.jpg

Verrugas

Verrugas são lesões benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis

ao aparecimento de verrugas. Tratamento: podem involuir espontaneamente, dentro de meses, ou persistir por anos, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e o surgimento de novas lesões seu tratamento é recomendado. Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam à destruição ou à remoção das lesões. São usados tanto medicamentos tópicos, quanto ácidos, até procedimentos cirúrgicos.

vitiligo.jpg

Vitiligo

O vitiligo pode ser definido como uma alteração de pele caracterizada por manchas completamente brancas,

de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo.

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa. Embora sua causa exata não se encontre estabelecida, hoje já conhecemos muito mais sobre essa dermatose. Trata-se de uma doença autoimune, com auto anticorpos e com células inflamatórias que agridem o melanócito (célula que faz o pigmento) e facilitam o aparecimento das manchas brancas. O vitiligo não coça, não dói e não arde. Tratamento: medicações para estacionar e parar o aumento das manchas; também fazemos tratamentos que estimulem a pigmentação.

bottom of page